Quando um trabalhador precisa se ausentar do trabalho devido a uma doença ou lesão, pode apresentar um atestado médico para justificar sua ausência. Mas surge a dúvida: os dias de sábado e domingo são contabilizados no atestado médico?
A resposta é sim. A contagem da duração do atestado médico é por dias corridos, incluindo os sábados e domingos. Isso significa que se um trabalhador apresentar um atestado médico com validade de três dias na sexta-feira, por exemplo, ele só poderá retornar ao trabalho na quarta-feira seguinte.
Como é calculado o início da validade do atestado médico?
Outra questão importante é em relação ao início da validade do atestado médico. De acordo com a legislação brasileira, o atestado passa a contar a partir da sua data de emissão, mesmo que tenha sido emitido após o horário de expediente. Isso significa que se um trabalhador visitar o médico na segunda-feira à noite e receber um atestado médico com validade de três dias, ele só poderá retornar ao trabalho na quinta-feira.
Além disso, é importante ressaltar que o atestado médico retroativo é inválido. O atestado deve valer a partir de sua emissão e não pode ser retroativo a dias anteriores à consulta.
Conclusão
Os dias de sábado e domingo são contabilizados no atestado médico e a validade do atestado começa a contar a partir da sua data de emissão. Portanto, é importante que os trabalhadores estejam cientes dessas informações para evitar problemas com seus empregadores.