Descubrir-se que um justificante médico apresentado é falso pode resultar em sérias consequências legais, incluindo sanções e, em alguns casos, até demissão justificada. É por isso que nunca se deve apresentar um justificante médico falso, já que as consequências podem ser bastante graves para o trabalhador.
É importante lembrar que nosso site não fornece justificantes médicos falsos , apenas fornecemos os modelos, mas sempre devem ter a assinatura e o selo do médico ou profissional de saúde para comprovar que não se trata de um justificante médico falso.
A seguir, apresentamos alguns casos em que as pessoas costumam fazer justificantes médicos falsos. Como já mencionado, cada um desses casos pode ter consequências graves que podem resultar até mesmo na demissão do trabalhador. Por isso, não recomendamos, em nenhuma circunstância, apresentar um justificante médico falso.
Doenças inexistentes
Este é o caso mais comum em que as pessoas falsificam justificantes médicos, inventando doenças que não têm para justificar sua falta no trabalho. Quando o empregador entra em contato com a unidade de saúde para verificar as informações apresentadas no justificante médico, descobre que as informações apresentadas não são corretas, e isso pode levar a sanções.
"Fingir" doenças para faltar às aulas
Os pais também podem emitir justificantes médicos quando seus filhos não podem frequentar as aulas por motivos de saúde. Muitas vezes, os filhos falsificam esses justificantes, incluindo a assinatura dos pais, simplesmente para faltar às aulas, e isso também pode ser penalizado pelas autoridades da instituição, podendo levar até mesmo à expulsão.
Venda de justificantes médicos
Embora em nosso site expliquemos quem pode emitir justificantes médicos, muitas vezes profissionais sem ética que têm o poder de emitir esses documentos os oferecem à venda. Deve-se ter cuidado ao adquirir um desses justificantes, pois a assinatura pode estar falsificada e isso pode resultar em uma falta grave ao apresentar um justificante médico falso.
Dias de descanso
Muitos trabalhadores não conseguem tirar alguns dias de descanso porque o trabalho não permite, e uma maneira de fazê-lo é apresentando um justificante médico falso. Se houver suspeitas de fraude por esse motivo, a sanção mais comum é a demissão do trabalhador, sem direito a oportunidade de explicar os motivos da falta falsificada.
Pais irresponsáveis
Muitos pais emitem justificantes médicos falsos apenas para justificar a preguiça de enviar seus filhos para a escola. Isso também pode resultar em faltas graves na instituição e, se houver suspeitas de fraude, as autoridades da instituição podem verificar se se trata de um justificante médico falso e aplicar as sanções que considerarem adequadas.
Portanto, é extremamente importante que você evite fazer um justificante médico falso, independentemente da situação. Mesmo que pareça uma solução fácil e rápida para resolver um problema, as consequências podem ser graves e duradouras.
Em vez disso, é melhor ser honesto com seu empregador ou instituição educacional e pedir um dia de folga ou adiar a aula ou trabalho se possível. Se você realmente precisar de um justificante médico, certifique-se de que seja autêntico e tenha a assinatura e o selo do médico ou profissional de saúde. Qualquer outra coisa seria uma fraude e pode levar a sérias consequências.